



Contatos: 11 97226 9994
11 4232 2746
Bruno Tozato
Tozato Paisagismo
Projeto - SENAC Penha.
Desenvolvido para a unidade SENAC Penha com área de 2.658 m², foi proposto um programa de necessidades relativo aos cursos referentes a unidade (Moda, Gastronomia, Nutrição, etc...):
-
horta pedagógica;
-
áreas de interação;
-
parreira e cafezal;
-
ambiente inspirador;
-
áreas para realizar eventos.
No projeto além das necessidades foi proposto a conservação de espécies arbóreas pré-existentes havendo remanejo de algumas. Efetuado estudos de campo tais como topografia, projeção de sombra e levantamento quantitativo e identificação das espécies a serem conservadas.
Obteve um resultado de revitalização do local, econômico em relação as mudas e de integração do aluno com a natureza. Nas imagens abaixo há um paralelo entre o espaço atual e o sugerido no projeto.

Imagem aérea do terreno SENAC Penha.

Planta Baixa - SENAC Penha.
Prancha confeccionada em papel vegetal A2, com tratamento gráfico - lápis aquarelável, giz pastel, caneta nanquim e caneta hidrográfica.
Na Elevação 01. Foi representado - Ipês-amarelos (espécie pré-existente e remanejada) para a frente da unidade, planta arbórea com florada intensa no Inverno propiciando uma bela vista (no Inverno, estação do ano com poucas plantas floridas) da unidade para alunos, visitantes e pedestres.

Elevação 01 - SENAC Penha.
Prancha confeccionada em papel vegetal A2, com tratamento gráfico - lápis aquarelável, giz pastel, caneta nanquim e caneta hidrográfica.
Espécies Propostas:

Catleia
Cattleya guttata

Confete
Hypoestes phyllostachya

Estrela-de-fogo
Crocosmia crocosmiiflora

Ipê-amarelo
Tabebuia aurea
Espécie remanejada e pré-existente

Pau-ferro
Caesalpinia ferrea
Espécie pré-existente
Na Elevação 02. Das espécies de Palmeiras todas foram conservadas em local original, foi sugerido um espaço semelhante a uma praça (bordeada por bancos) área reservada e destinada para descanso e estudos.

Elevação 02 - SENAC Penha.
Prancha confeccionada em papel vegetal A2, com tratamento gráfico - lápis aquarelável, giz pastel, caneta nanquim e caneta hidrográfica.
Espécies Propostas:

Spathoglottis
Spathoglottis pilicata

Heliconia-papagaio
Heliconia bihai

Mussaenda-branca
Mussaenda philippica

Palmeira-leque
Dypsis Lutescens
Espécie pré-existente

Palmeira jerivá
Syagrus romanzoffiana
Espécie pré-existente
Nesta perspectiva representa espaço com uma arvore de Ficus (espécie exótica e de rápido crescimento) pré-existente ao projeto, revitalizando e tornando a área usual. Evitou-se de remover a árvore (minimizando custos) e ornando-a com Primavera (Bougainvillea glabra - trepadeira brasileira que vegeta harmonicamente com espécies arbóreas tendo suas ramas floridas projetadas para fora da copa da arvore), um maciço de Tinhorão circundando-a e ao fundo crescendo no muro foi indicado Falsa-vinha. No espaço representado sugeriu piso drenante formando um agradável ambiente para estudos ou apresentações abaixo da sombra desta arvore. Nas imagens abaixo há um paralelo entre o espaço atual e o sugerido no projeto.

Foto retirada do local com espécie arbórea intrusa.

Perspectiva com um ponto de fuga - SENAC Penha.
Prancha confeccionada em papel tela A3, com tratamento gráfico - lápis aquarelável e giz pastel.
Espécies Propostas:

Primavera
Bougainvillea glabra

Tinhorão
Caladium bicolor

Falsa-vinha
Parthenocissus tricuspidata

Ficus
Ficus sp.
Espécie pré-existente
Nesta Prancha de Ampliação destaca-se a horta pedagógica, pátio para eventos com parreira acima dos bancos e caminho entre as arvores que formam um pequeno "bosque" formado das espécies de arvores pré-existentes e outras sugeridas.

Ampliação - Planta Baixa.
Prancha confeccionada em papel vegetal A2, com tratamento gráfico - lápis aquarelável, grafite, giz pastel, caneta nanquim e caneta hidrográfica.
Esta Prancha representa o estudo topográfico com um corte longitudinal baseado em planta do terreno fornecida pela unidade. É observado grande declínio do terreno, dificultado o acesso ao fundo da Unidade principalmente para portadores de necessidades especiais.

Corte Longitudinal do Terreno - SENAC Penha.
Prancha confeccionada em papel manteiga A1, com tratamento gráfico - giz pastel, caneta nanquim e caneta hidrográfica.
O declínio do terreno foi resolvido com a inspiração no projeto da Arquiteta Cornelia Hahn Oberlander. Projeto de escada rampa para a acessibilidade para cadeirantes.

Imagem ilustrativa do projeto escada rampa da Arquiteta Cornelia Hahn Oberlander. Fonte - www.designoneinteriors.net/.
Pranchailustrativa - estudo de projeção da sombra do Edifício SENAC Penha. Auxiliou na escolha das espécies e localização da horta pedagógica.

Estudo de Projeção de Sombra - SENAC Penha.
Prancha confeccionada em papel manteiga A3, com tratamento gráfico - lápis HB e 6B.